As duas portas e os dois caminhos. Qual sua escolha?

Ensino de Jesus sobre os que andam pelo caminho que favorecem a si mesmos, o caminho da comodidade e os poucos que aceitam a verdade em busca de segurança eterna, sem se importar com o preço.
Não há três caminhos, ou três tipos de pessoas, a Bíblia só reconhece dois caminhos e dois tipos de pessoas (com Cristo e sem Cristo, céu e inferno).

1) Duas Portas: Dt. 30: 15; I Rs. 18: 21; II Ped. 2: 2 15.
“Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal”. Dt. 30:15
Larga: É o modo de viver descuidado e pecaminoso do ímpio – é mais fácil ser vingativo e avarento, aproveitando-se dos outros para enriquecer-se, do que andar pela regra de ouro ( Mt. 7:12 ), este é o caminho que conduz ao inferno – o nome da porta é EGOISMO.
Estreita: Larga o suficiente para entrar uma pessoa de cada vez – Mostra a dificuldade do primeiro passo correto para Deus – A pessoa tem que vencer todas as inclinações naturais (Luc. 13: 24), o nome desta porta é JESUS. A porta estreita exige obediência rigorosa à regra de ouro.
“Portanto tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lo também vós, porque esta é a lei e os profetas” Mat. 7:12.

2) Dois Caminhos: Os caminhos são a seqüência das portas, e entrar pelas portas é uma questão de consciência, liberdade e escolha, - A vida passa a ser moldada pela escolha – Não é o destino que determina o nosso futuro, e sim a nossa escolha.
Caminho largo – porta larga: Comodidade e o conforto do mundo – Bastante espaço para o pecador e seus pecados. Tem uma aparência florida.
Caminho estreito – porta estreita: Não oferece espaço suficiente para você passar com todo o volume de imoralidades. Ele é estreito, mas à medida que começamos a trilhar este caminho, ele se alarga, expande, dilata-se, adquire paisagens e glória – Cristo é o caminho (Jo. 14: 6).

3) Dois tipos de companhia: Muitos viajantes na estrada larga e poucos peregrinos na estreita.
Valores do caminho estreito – Arrependimento e fé.
Valores do caminho largo: Egoísmo e toda as suas manifestações.

4) Dois destinos:
Caminho espaçoso leva a destruição.
-Destruição: Desperdício, perda de tudo que é valioso para a existência.
Conclusão: O Pai nos dá duas opções, como está escrito em Dt. 30:19. E nos aconselha a escolher o caminho da vida.

Pr . Vanderlei Gomes

Referência: http://www.saldaterrasul.com/inicio/artigos/as_duas_portas.html