É certo adorar imagens?

Como Entender a Proibição de Não "Se encurvar nem servir" à imágens? Não servir de qual maneira?
O entendimento é que as imagens não devem ser objetos de nenhuma adoração, veneração ou reverência. A proibição de encurvar-se compreende: ajoelhar-se, inclinar o corpo ou a cabeça; tocar as imagens numa demonstração de devoção e respeito; beijá-las, coroá-las, levá-las em procissão em atitude de contemplação. A proibição de não servir as imagens compreende: não servi-las com lágrimas, com flores, com festas, cânticos, vigílias, rezas, sacrifícios, velas, ofertas em dinheiro ou em alimentos. Outras passagens bíblicas realçam a proibição do Segundo Mandamento:

"Eu sou o Senhor. Este é o meu nome. A minha glória a outrem não a darei, nem a minha honra às imagens de escultura" (Isaías 42.8).

"Não façam imagem alguma na forma de ídolo, semelhança de homem ou mulher (Deuteronômio 4.15-19).

"E terás por contaminados a prata e o ouro que recobre as imagens de escultura. Lança-las-ás fora como coisa imunda" (Isaías 30.22).

"Mudaram a glória de Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis" (Romanos 1.23).

"Nada sabem os que conduzem em procissão suas imagens de escultura" (Isaías 45.20).

"Os que se apegam aos ídolos vãos afastam de si a sua própria misericórdia" (Jonas 2.8).

"Mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram a criatura em lugar do Criador, que é bendito eternamente" (Romanos 1.25).
Ver Salmos 115.4-8.

"Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás" (Mateus 4.10).

Referência: http://saldaterrasul.com/inicio/bibliologia/nao_adorar_imagens.html

4 comentários:

  Anônimo

24 de abril de 2011 às 15:12

Tomar os Santos e Martires como exemplos de vida e santidade não é mau e nao afringe os preceitos bíblicos. Até porque, não é adorar, pois a adoração se dirige unica e exclusivamente a Deus. Talvez se o mundo observasse o exemplo de doação da mãe Maria à Deus, ou se tivesse o exemplo de perseverança e temor a vontade de Deus, como São José, as coisas não caminhariam de tal forma para a escravidão ao pecado. Taí, "sede santos como seu pai é Santo", nossos santos e martires são exemplos que esse versículo pode ser concretizado à humanidade.
Que Deus abençoe e proteja cada um, e que Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil interceda por todos! A Paz do Senhor!

  Anônimo

30 de junho de 2011 às 08:16

"interpretar não é para todos" Ler atentamente o versículo é fundamental para um bom entendimento, porém devemos nos ater também ao contexto bíblico; por exemplo: o termo "igreja" tem vários significados na Bíblia, depende do contexto. "sede santos como seu pai é Santo", e agora qual o significado do termo "santo"? qual o contexto? santo, sem pecado? santo, imagem de escultura? calma gente, não retirem da Bíblia conclusões precipitadas.

Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.

  Anônimo

9 de janeiro de 2014 às 21:23

Concordo com o 1

  Camila Correa

25 de março de 2014 às 19:45

Amados nunca adoramos "imagens"! Adoramos a Santíssima Trindade Pai e Filho e Espirito Santo! Um outro detalhe o primeiro a fazer uma imagem foi Deus quando disse: "Façamos o homem a Nossa imagem e semelhança". (Gen 1,26). O que Deus proíbe é que façamos Deus segundo nossa imagem (imaginação). Porque nunca ninguém daqui da terra viu Deus a não ser aquele que veio de Deus, Jesus. Ele sim conhece Deus e só Ele nos Revela Deus! Deus se fez imagem no Útero Santo de Nossa Senhora. A Imagem de Deus é revelada por Jesus. Agora temos a Imagem de Deus a mesma de Genesis 1, 26 quando disse: "a nossa Imagem..." Não precisamos imaginar Deus a partir do nada. Deus está em nossa realidade. Quando a Igreja católica faz imagem de Jesus é aquela revelada na Bíblia, não imaginamos o que não existe e sim o que está revelado, por meio de Jesus Cristo. Por exemplo, leia o evangelho de São João 19,1-3. Agora imagine a Cena: Vestiam Jesus com um manto roxo e coroa de espinhos. Ao invés de contar a história lendo faça a imagem dessa cena. Pronto! É isso que a Igreja faz, quando você olha para a Imagem você lembra do que está no Evangelho sem ler o Evangelho. E qual é o problema de se ajoelhar diante daquilo que está revelado na Bíblia? Nenhum! Quando me ajoelho diante da Cruz e olho para ela estou adorando aquilo que a Biblia revelou a minha Salvação, Jesus Cristo e não a Imagem em si mesma; a de resina, gesso ou ícone.
Jesus é a Imagem perfeita de Deus e está ao alcance de todos.
Portanto, quando Deus nos criou foi a partir de Jesus Cristo que se revelaria a posteriori. Hoje podemos fazer imagens segundo a Revelação de Jesus Cristo!
Deus vos abençoe!
Pe. Valdori Alexandre

Postar um comentário

Coloque aqui sua mensagem

Postar um comentário