Masturbação. É pecado?

Muitos pastores e pais cristãos se perguntam: “como abordar o tema
masturbação à luz da palavra de Deus?” não é algo simples.

E, por muitos fugirem desta responsabilidade, não discutindo o assunto por medo, tabu ou falta de informação, o conflito na mente de muitos jovens persiste. E alguns, desinformados, poderão adotar tal prática, sucumbindo à culpa neurótica ou refugiando-se na educação secular e em padrões mundanos, que contrairiam os princípios que Deus estabeleceu para o desenvolvimento sadio e equilibrado do ser humano; e trazem sérias conseqüências à vida espiritual, psíquica e emocional.

A masturbação é ou não uma pratica pecaminosa à luz da palavra de Deus? Sim, e talvez a maior dificuldade de alguns para lidar com a questão seja a inegável realidade da explosão hormonal na puberdade e o fato de a bíblia não proibir explicitamente esta prática--- o que não nos impede de deliberar sobre o assunto, com base em textos mais genéricos, como os que estão em Gênesis 2.24, 38.6-8, Romanos 6.12,1 Coríntios 6.12, 1 Tessalonicenses 4.3-5.

No primeiro texto, vemos que Deus criou o homem e a mulher com órgãos genitais distintos, deu-lhes a libido, o desejo de união sexual, a fim de saciarem os seus desejos mais íntimos de companhia, de intimidade e de afetividade; necessidades que só são plenamente satisfeitas a partir do casamento, ou seja, da união legal entre um homem e uma mulher que deixaram afetiva, econômica e geograficamente os pais, ou seja, que atingiram a maturidade. Sendo assim, o ato pelo qual alguém exercita sua sexualidade solitariamente, proporcionando a si mesmo o orgasmo, é uma pratica contrária ao projeto de Deus para a vida do ser humano.

Além disso, alguém consegue masturbar-se sem imaginar um ato sexual, sem ter fantasias eróticas e sem deixar-se dominar pela lascívia ou pela luxúria? Após ceder à masturbação, a pessoal consegue ficar isenta da vergonha e da culpa?

Na segunda passagem (Gn 38.6-8), encontramos o caso de Onã que agindo de maneira egoísta tinha relação sexual com a esposa, mas derramava o sêmem na terra. Era uma masturbação disfarçada. Por isso, o segundo nome que dão à masturbação é onanismo.
Creio que não. Por quê? Porque Deus dotou o ser humano com um
código moral, e toda vez que o infringimos há tristeza, dor, culpa, porque o salário do pecado é a morte (Rm 6.23). é quando uma pessoa é subjugada por algo, ainda que seja um desejo legitimo, ela se torna escrava (2 pedro 2.19). Daí a recomendação de Paulo em Romanos 6.12: Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências. A conclusão do apóstolo é salutar: todas as coisas me são licitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são licitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma( 1 Co 6.12)

Em suma, não apenas a masturbação, mas qualquer prática sexual sem o compromisso do casamento entre um homem e uma mulher está fora do projeto de Deus, é pecaminosa e traz conseqüências funestas para o ser humano. Mas também queremos lembrar que não há pecado que Deus não possa perdoar, pois Cristo veio para busca e salvar o que se havia perdido (Lc 19.10). Em seu sangue há perdão e purificação para os nossos pecados.

Pr. Silas Malafaia

20 comentários:

  Anônimo

19 de janeiro de 2011 às 01:28

masturbaçao e pecado por que

  Anônimo

19 de janeiro de 2011 às 01:29

marcos. masturbaçao e pecado para os jovens por que

  Anônimo

16 de fevereiro de 2011 às 11:04

Não podemos seguir a Bíblia à risca. A Bíblia foi escrita à milhares de anos por homens. Os tempos mudaram, as culturas mudaram. O que era tradição já não é mais tradição agora. Não nos devemos deixar levar por este pensamento retrógado! Antigamente matava-se por ser da cultura e agora isso é aceite? Não nos podemos agarrar ao passado, mas sim construir um novo presente e colher as sementes de um futuro feliz. O Homem é independente e vive à luz de Deus, que nos acolhe e protege no Mundo.

  Anônimo

19 de março de 2011 às 12:58

Anônimo
16 de fevereiro de 2011 11:04



Queridoo isso ta errado, voce acha que impossivel alguem nao se mastubar,seguir os dez mandamentos,a biblia é uma espada e voce homem que tem que usala

  Anônimo

15 de abril de 2011 às 08:14

Quem foi que colocou esses comentários acima, esqueceu-se que a Palavra de Deus nunca passa que ele sempre vai estar aqui para que seja seguida e o homem seja seja por esse meio, as coisas mudam sim, concordo, mas a lei de Deus permanece.

  Anônimo

2 de maio de 2011 às 10:47

Deus nao muda ele foi ontem e hoje e sera eternamenteo mesmo.Entao oque ele deixou escrito nao se muda nem um pontose quer.

  Anônimo

9 de maio de 2011 às 10:55

A palavra de Deus é viva e deve ser seguida (:

  Anônimo

6 de julho de 2011 às 15:52

A palavra do Senhor se renova a cada dia, o homem busca várias formas de achar uma "brecha" na palavra de Deus, mas ela é pura, ela é imaculada, sei que quem escreveu o comentário acima também está buscando uma forma de continuar na prática com a idéia de que não há pecado nessa prática, porém o Deus que nos sonda nos acusa em nossa consciencia, o nosso corpo deve ser templo do Espirito Santo de Deus assim como nossa mente, não adianta tentar criar "doutrinas de homens", se a palavra do Senhor fala em ato sexual somente entre homem e mulher, é porque assim é que deve ser.

  Anônimo

24 de agosto de 2011 às 21:36

rapazes tenho uma coisas a falar a vcs a palavra de Deus diz que n devemos seguir o que convêm a carne mais sim nos esbaldar do espirito quando digo isso e pq masturbação e um pecado carnal
por que o salario do pecado é a morte e do gratuito de Deus é a vida eterna seguir o caminho e que o senhor nos traz é o mais certo
seguir o caminho que Deus traz pra vc e difícil mais não imposivel

  Anônimo

6 de janeiro de 2012 às 15:26

eu lir sobre mastubarção mas não conseguir comprender o assunto eu me masturbu estou preste a deixa a igreja pq não consigo me controla me ajude e ou nao pecado ornanismo

  Anônimo

5 de fevereiro de 2012 às 17:58

Eu tenho pena de vocês. Masturbo-me 2 vezes ao dia e sou feliz, não sinto culpa nenhuma.

  Anônimo

7 de fevereiro de 2012 às 14:18

Se é pecado mesmo, por que Deus não fez com que fosse impossível se masturbar?

  Anônimo

13 de fevereiro de 2012 às 07:33

Senhor é IMUTÁVEL, a Bíblia é a palavra revelada, e para sempre permanecerá!
Então, aqueles que exalam seguidores de Deus, devem-se crer somente em sua palavra e vida, sem mais.
E aqueles que brincam com as Escrituras Sagradas, este receberá a sua recompensa.
Leem Gálatas 5, por obséquio.
Shalom!

  Anônimo

28 de fevereiro de 2012 às 02:28

É BOM ENTENDERMOA A BIBLIA,ELA NÃO É SÓ UM LIVRO DO ONTEM,NÃO É NEM UMA OBRA LITERARIA DO HOMEM,A BIBLIA FOI SIM ESCRITA POR HOMENS DE DEUS,EM UM PERIODO DE 1600 ANOS,DIZER QUE A BIBLIA FOI ESCRITA POR ANIMAIS É QUE É RIDICULO,POREM HOMENS DE DEUS QUE A ESCREVERAM DIRECIONADOS PELO ESPIRITO SANTO,E CONSERNENTE A MASTURBAÇÃO ELA É UM VICIO DE IMPUREZA,JESUS DISSE:QUEM OLHAR PRA UMA MULHER E DESEJAR JA ADULTEROU COM ELA(ADULTERIO PSICOLOGICO)E QUANDO ALGUEM SE MASTURBAR ELE ESTÁ PENSANDO EM QUE?NO GOVERNO?NA GREVE DOS POLICIAIS?NO AUMENTO DO COMBUSTIVEL? OU O SEXO OPOSTO QUE O DEIXAR EXCITADO?PAULO DISSE EM GALATAS 5.16 ANDAI EM ESPIRITO PRA QUE VOCES NÃO CUMPRAM SO DESEJOS DA CARNE, E MASTURBAÇAO É UM DESSES DESEJOS DA CARNE,CUIDADO COM AQUELES QUE POSTAM SEM TER NENHUM ENTENDIMENTO NEM NAS ESCRITURAS E NEM CIENTICO,POIS A PROPRIA CIENCIA DIZ QUE UM MASTURBADOR TRARÁ PROBLEMAS PRA O SEU CASAMENTO,DEVIDO AO SEU VICIO CRÔNICO,DEUS EM CRISTO NOS ABENÇOE,PASTOR CESAR

  Anônimo

15 de junho de 2012 às 18:23

Então meu querido, eu posso notar que vc não é um leitor das escrituras sagradas, pois Deus deixa bem claro "passarão os céus e a terra, mas minhas palavras não há de passar"pelo jeito
O que vc esta querendo,é criar desculpas para praticar seus pecados e fazer de contas que estar tudo, saber o que a bíblia diz ? "não entrarão novo céu, os feiticeiros, mentirosos, fornicadores, etc.

  Anônimo

15 de junho de 2012 às 18:32

*
Então meu querido, eu posso notar que vc não é um leitor das escrituras sagradas, pois Deus deixa bem claro "passarão os céus e a terra, mas minhas palavras não há de passar"pelo jeito 
O que vc esta querendo,é criar desculpas para praticar seus pecados e fazer de conta que esta tudo; sabero que a palavra de DEUS nos diz ? "não entrarão no céu, os feiticeiros, mentirosos, fornicadores, etc.

  Anônimo

27 de junho de 2014 às 18:40

Pra mim mastubacao e pecado porque tem a mesma pratica de um ato sexual,pois voce tem que pensar pra fazer.

  Anônimo

20 de setembro de 2014 às 12:38

e como vencer a tentação da masturbação ?

  Isac souza

6 de março de 2017 às 21:38

SO LEMBRANDO QUE O QUE ONAM PRATICOU NAO FOI MASTURBAÇAO E SIM COITO INTERROMPIDO...METODO MT UTILIZADOS POR CASAIS CORAJOSOS QUE NAO UTILIZAM PRESERVATIVOS E MT MENOS TOMAM REMEDIOS PARA EVITAR...O QUE NAO QUER DIZER QUE ISSO EH CRISTANLOGICAMENTE CORRETO....

  Isac souza

6 de março de 2017 às 21:46

a paz do SENHOR irmaos...existe um grau de pecado para que eu me sinta obrigado ou nao me confessar ao meu lider religioso??
pergunto pq sei conndena o pecado...e quanto ao confessar: tem que necessariamente ser com meu pastor?! ou pode ser com algum outro irmao!?

Postar um comentário

Coloque aqui sua mensagem

Postar um comentário