Pecados

O que é pecado?

Pecado é simplesmente a transgressão da lei.

Qualquer lei, qualquer regulamento, qualquer doutrina, qualquer estatuto que eu violar, desrespeitar, descumprir, infringir... estarei cometendo pecado.

Também não existe tamanho para o pecado. Não tem pecadinho, nem pecadão... o que existe é pecado.

Estupro, assassinato, adultério, roubo... uma “mentirinha inocente” ou por conveniência (o telefone toca: - Diz que eu não estou), uma grana para o guarda não multar, uma “colinha” na escola, um avanço no sinal... É PECADO.

É pecado, e como pecado, o salário é o mesmo, a conseqüência é a mesma: morte e separação entre o pecador e Deus. (Rm. 6:23; Is. 59:2)

Como posso pecar?

Por obras, por palavras, por pensamentos :

MATEUS, 12:32- "E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro."

MATEUS, 5:28- "Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela."

Voluntária e involuntariamente:

HEBREUS, 10:26- "Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,"

O que devo confessar? Como devo confessar?

PROVÉRBIOS, 28:13 - "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia."

TIAGO, 5:16 - "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos."

SALMO, 51:17 - "Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus."

Eu tenho que ser direto, específico e claro na confissão do meu pecado.

Eu tenho que ser honesto comigo mesmo e com Deus na hora de confessar. Até porque não há nada oculto aos olhos de Deus e eu só enganaria a mim mesmo. Não adianta tentar minimizar a minha culpa e procurar me justificar tentando achar uma desculpa pelo meu erro.

Se menti, tenho que me arrepender e pedir perdão pela mentira...

Tenho que ter humildade pra reconhecer que errei e me arrepender de verdade, buscando sinceramente o perdão de Deus.

Tenho que me disciplinar e me policiar para que quando eu pecar, seja por acidente... não posso pecar deliberadamente e chegar repetidas vezes diante do Pai pra pedir perdão pelo mesmo pecado.

Quando pecar, tenho que sentir dor pelo pecado e me humilhar sem hipocrisia na presença de Deus, sem querer estar me justificando diante das pessoas ou da Igreja ou da sociedade.

A quem devo confessar?

LUCAS, 15:21- "E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho."

ATOS 25:8- "Mas ele, em sua defesa, disse: Eu não pequei em coisa alguma contra a lei dos judeus, nem contra o templo, nem contra César."

LUCAS 17:3 - "Olhai por vós mesmos. E, se teu irmão pecar contra ti, repreende-o e, se ele se arrepender, perdoa-lhe."

Tenho que ver contra quem eu pequei e pedir perdão e me consertar diretamente com o ofendido.

Se pequei contra meu irmão, é com ele que devo me consertar; se pequei contra a Igreja, é a ela que devo pedir perdão; Se pequei contra o Estado (aí é crime), tenho que pagar pelo que fiz... primeiro.

Primeiro, porque todo pecado é contra Deus, porque todo e qualquer pecado ofende a Santidade de Deus e de qualquer pecado que eu cometa, eu tenho que pedir perdão a Deus.

No caso de prostituição ou adultério, o pecado é principalmente contra o próprio corpo (1Coríntios 6:18 - "Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.") e devo pedir perdão diretamente a Deus, porque terei pecado contra o templo do Espírito Santo, contra a morada do próprio Deus (1Coríntios 3:16 - "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?"

EZEQUIEL, 36:31- "Então vos lembrareis dos vossos maus caminhos, e dos vossos feitos, que não foram bons; e tereis nojo em vós mesmos das vossas iniqüidades e das vossas abominações."

Deus perdoa?

1 JOÃO, 1:7- "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado."
8- "Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós."
9- "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça."

HEBREUS, 8:12- "Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais."

HEBREUS, 10:17- "E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades."

Temos que ter a certeza, a fé e a alegria de saber que Deus é misericordioso e que nossos pecados já foram perdoados NA CRUZ de Jesus Cristo.

Temos que saber que só somos perdoados, justificados, lavados e santificados EM JESUS, no sangue de Jesus e na Palavra de Deus.

E temos que saber que o ato de pedir perdão faz bem sempre a nós mesmos, porque a falta de perdão gera raízes de amargura, de rancor, de angústia, que fazem mau à nossa alma e ao nosso coração; além de termos que estar conscientes de que temos que perdoar e ser perdoados sempre pra viver em paz com Deus, conosco mesmos e com nossos irmãos.

Por fim, temos que estar sempre confessando e reconhecendo nossas culpas, até para tomarmos consciência do preço que Jesus pagou por cada uma delas, e temos que buscar sempre a santificação e a santidade, porque é ordem de Deus (sereis santos...) e é condição para vermos a face de Deus (Hebreus 12:14 - "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;").

Pr Otoniel F. Menezes

Referência: http://www.netgospel.com.br/php/artigos/view.php?codigo=325&secao=15&colunista=18

0 comentários:

Postar um comentário

Coloque aqui sua mensagem

Postar um comentário